nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

DB2 for Mac

DB2 for Mac

É oficial. A versão GRÁTIS do DB2 está disponivel para download para mac.

Acabaram-se as desculpas do não quero outra maquina virtual para correr isso, nem sequer experimento.

Eu sei que sou suspeito para falar já que faço parte da equipa DB2. A análise que vou aqui fazer é muito influenciada pelo meu dia a dia no trabalho mas o que escrevo aqui é a minha opinião pessoal .

A IBM não trabalha no DB2 para pessoas como nós que têm uns sites jeitosos com alguns milhares de hits diários (com sorte). Eles fazem isto para aguentar soluções de escala gigante, algumas com standards pesados em  XML de agências governamentais, financeiras, health-care, etc, que transaccionam quantidades enormes de informação diáriamente. Essas empresas não só tem que minar os dados como fazer queries sobre eles de uma forma bastante intensiva. Estou a falar das maiores empresas americanas, e não o digo decor. Ouvi-o da boca de DBAs da Merrill Lynch, Barclays, ONU, Morgan Stanley, etc.. Que tem eles em comum? Todos eles usam DB2 e estão interessados em usar as funcionalidades XML do produto.

Já agora ninguém confia que seja possivel ter performance em XML certo? Bem a IBM tem pessoas inteligentes (como eu, lol) a trabalhar em tornar isso possivel. Deixo este link para vos aguçar o apetite. Claro que a performance não será a mesma que SQL mas comparado com os parsers xml que andam a usar… eheh. Exprimentem. :P

Como já descrevi o cliente normal do DB2 é facil constactar que não é feito para vender a José, ao Joaquim. Nem sequer a pequena empresa da Josefina. A versão Express-C é gratís para todos por isso mesmo. As limitações são um máximo de 16Gb de ram e 4 processadores na maquina.

Se isto parece razoavel:

DB2 for Mac Download

DB2 for Mac Download

Depois contem como correu e se precisarem de umas dicas podem sempre entrar em contacto.

Footnote: Para os interessados se estão a desenvolver algo com um standard xml estranho  a probabilidade desse standard ser suportado pela ibm é grande e pode ser consultado aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: