nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Ando com vergonha

de pertencer a Universidade do Minho. E ao mesmo tempo inveja de não ser do Instituto Superior Técnico. A quem diga que proibir não a praxe não é correcto, mas eu sinto inveja de não puder passear pela minha universidade sem ver humilhações, hierarquias, palhaçadas, etc. Dizem que é preciso mudar mentalidades e que isso demora muito tempo. Mas banir as praxes é um óptimo primeiro passo nesse sentido. Não faz sentido que aqueles que são formados superiormente em Portugal consigam pensar como tal? Pode ser que o resto apareça magicamente por acréscimo. Não no imediato, mas talvez a longo prazo.

Pessoal do Minho, todos juntos. Usem o vosso cérebro. Recolham informação sobre praxe, leiam textos e opiniões. E depois, se continuarem a achar uma coisa bestial.. Bem nesse caso são casos perdidos. Mas eu acredito que alguns se apercebam da aberração que a praxe é. E mudem, e vejam que não faz sentido nenhum. Nunca fez.

Eu conheço muitos que se aperceberam, e tem vergonha de ter sido praxados e terem praxado. Ainda bem! (Mas não chega)

Uma coisa vos garanto e é esta. Quanto mais cedo começarem a pensar, mais arranjam um emprego fora desse call-center mal cheiroso onde trabalham. Mais cedo começam a ser respeitados pelo que fazem. E mais cedo conseguem fazer algo no qual se revêem e que vos dá gosto fazer.

Comments on: "Ando com vergonha" (22)

  1. Nuno, não podemos ser radicais… Que existem exageros na praxe é verdade, que o nosso curso é dos que pior praxa, também é verdade, mas temos de ver a praxe como algo divertida.

    Tives.te provavelmente uma má experiencia na praxe, eu tambem, mas também tive bons momentos na praxe, em que me diverti.

    Sou completamente contra a parte da tortura na praxe, tal como colocar as mãos por baixo dos joelhos, ou encher até rebentar…, por outro lado gosto das guerras de cursos e dessa “guerra” que demonstra o teu amor ao curso.

    Se tudo for feito com peso e medida, e com MUITO bom senso, não é preciso chegar ao extremismo do IST.

    Já agora, passa no fórum e deixa a tua opinião ;)

  2. António Afonso said:

    Não sei como é no minho, mas no técnico não há humilhações, ainda este ano passei pelas inscrições e havia pessoas na fila que não foram praxadas porque não queriam e ninguém as chateou por causa disso.

  3. Nuno,

    Ninguém é obrigado a ir à praxe (embora haja alguma coacção, hoje em dia 99% dos que vão é porque querem). Não podes interferir na liberdade individual das pessoas fazerem fazerem o que entenderem, mesmo que isso signifique estar de “quatro” a mando de uns tipos vestidos de preto.

    • Este senhor disse tudo! A praxe hoje em dia é como a tropa, voluntaria! E se querem praxar terao que ser praxados! E digo.te que a mnh praxe me fez crescer e me abriu novas portas e me fez ver as coisas de outras maneiras! Graças a praxe já tive propostas de emprego inclusivé!

  4. Esse erro, “onde trabalhão”, até me deu urticária…

  5. Yah eu sei que proibir não é solução. Eu digo isso no texto. Mas proibir dentro do campus universitário é legitimo e necessário. Como se pode evitar coacções se existem pessoas a porta das sala a espera que os caloiros saiam? Como se pode evitar a coacção se existem pessoas a dizer-lhes, dentro da universidade e debaixo do olhar de docentes/funcionários/associação académica, que se não forem a praxe não podem ir a queima das fitas? Também se trata de liberdade dar aos caloiros a escolha e fazer com que seja possível ter colegas de curso porque não estão todos a fazer disparates sobre a alçada dos maiores burros da universidade.

    Gem, corrigi o erro. Obrigado

    • Achas que encher é humilhante… então anda muita gente no ginásio a humilhar-se, anda muita gente em desporto federado a humilhar-se, anda muita gente a correr e a caminhar à chuva a humilhar-se. Supostamente alguém que se declara anti-praxe não pode participar em nenhuma actividade académica! Sim vai na mesma ao enterro e ao que quer que seja, mas nao participa directamente nele! A liberdade é dada, todos os caloiros têm a liberdade de ser praxados ou nao, todos os caloiros têm a liberdade de escolher as suas amizades. Ninguém os obriga a nada. Apenas lhe chamam a atenção para certas atitudes! Não te esqueçam que ”os burros” são aqueles que dão a conhecer a academia, que os levam e os vão buscar neste mundo completamente novo e que os orientam durante o 1º ano! Eu qd cheguei à universidade andava completamente perdido! Graças a praxe ia as aulas e fiz as cadeiras! Nunca generalizes e nunca ofendas algo que tem tantas opiniões!

    • Achas que encher é humilhante… então anda muita gente no ginásio a humilhar-se, anda muita gente em desporto federado a humilhar-se, anda muita gente a correr e a caminhar à chuva a humilhar-se. Supostamente alguém que se declara anti-praxe não pode participar em nenhuma actividade académica! Sim vai na mesma ao enterro e ao que quer que seja, mas nao participa directamente nele! A liberdade é dada, todos os caloiros têm a liberdade de ser praxados ou nao, todos os caloiros têm a liberdade de escolher as suas amizades. Ninguém os obriga a nada. Apenas lhe chamam a atenção para certas atitudes! Não te esqueçam que ”os burros” são aqueles que dão a conhecer a academia, que os levam e os vão buscar neste mundo completamente novo e que os orientam durante o 1º ano! Eu qd cheguei à universidade andava completamente perdido! Graças a praxe ia as aulas e fiz as cadeiras! Nunca generalizes e nunca ofendas algo que tem tantas opiniões!

  6. António. Já ouvi falar de muita coisa mas amor ao curso!? Isso deve, a vontade, ser o maior disparate que se ouve nas praxes.

  7. Fico perplexo como os estudantes quando se trata da praxe saem logo a rua em sua defesa, como fizeram os nossos colegas do IST, pelo informação tive cerca de 2mil na rua a manifestarem-se… mas quando se trata de o aumento das propinas, do ataque ao serviço de acção social, do ataque ao estatuto do trabalhador-estudante, a privatização do ensino superior público, enfim o processo de bolonha e o RJIES, Quem é que quer saber?

    O que interessa é que temos sempre a Gata na neve, a Gata na praia, a Gata na lua…e a praxe claro, a praxe!!!

  8. mas kal coaccao? basta dizer k nao, k es anti-praxe…podes efectuar a escolha de nao ser praxado, como consequencia nao vais a queima das fitas, e dai? es tu k decides, nao vejo kal e o problema. keres nao ser praxado e ir a keima?! a vida e feita de escolhas, e cada uma tem uma consequencia…

    apenas te digo k apesar dos abusos que acontecem, a praxe tb e positiva, une os caloiros. essa uniao contribui para uma melhor integracao na universidade, nao te eskecas k mts dos caloiros nao se conhecem, e durante praxe, ao irem passando pelo bem e pelo mal juntos, passam-se a conhecer. tb passas a conhecer pessoal do teu curso de outros anos, que de outra maneira mais dificilmente virias conhecer.

    sao td coisas boas? nao, claro k nao, existem sempre pessoas parvas k abusam das outras…

    se andas la a fazer figuras de urso, sim andas, mas ninguem morre por causa disso, nao te eskecas k kem te praxa tb andou, e tua vez de praxar tb ira chegar, mas nessa altura lembra te “nao facas aos outros o k nao gostastes k te fizessem a ti”

    eu passei por isso e lembro-me k na altura tb nao gostava de andar la feito parvo, mas agora passado uns bons anos, as recordacoes k tenho das praxes sao curiosamente dos momentos em k me diverti com as figuras k os caloiros ao meu lado faziam (da mm maneira k eles se devem recordar das figuras k eu fiz), enfim e uma escolha k cada pessoa deve fazer e nao ser imposta por leis ou normas.

  9. Volta lá pros teus livrinhos … ou pro PC e não se fala mais nisso, eu chamo-te quando for preciso tirar-te do buraco para apanhares 1 pouco de sol.

  10. War o teu comentário foi parar ao spam. Engraçado não? ;)

    Vilalao. Escreve o que achas numa composição de 25 linhas e manda para o meu email que eu depois leio isso e encaminho pro psicólogo indicado.

    Pedro, Pedro :P

  11. João Fernandes said:

    Caro Nuno, lamento-lo dizê-lo, mas és um radical.

  12. Correcção: Imbecil com nome.

    Faz toda a diferença. Sou eu a assumir a minha posição perante quem quiser ver.

  13. Como ex-aluno de LESI, posso afirmar que foi através da praxe que tive a possibilidade de fazer grandes amizades que perduram até hoje. Acredito que haja pessoas que não tenham nem capacidade física nem psicológica para aguentar a praxe de LESI, mas porém há outros que a têm. Não julgo quem optou por não viver todas estas experiencias, mas que nos marcam positivamente marcam.

    Abraço e boa sorte aí pelos States

  14. Ola’ Manel de Amsterdao.
    Obrigado pelo comentario :) O post deve ter sido consequencia de ficar mal disposto a ver certas praxes :) Hoje tou bem disposto, eheh

  15. K praxes andaste a ver Nuno? O manel falou bem, bem como o War e o Mário Lopes.

    Já comentei, são opiniões, respeito, mas sou contra a proibição das praxes. Não gostas de uma tradição? Não engulas! Podes não ser religioso e ao passar por um funeral ou casamento vais respeitar na mesma(digo eu). Senão então quem precisa de ir a um psicólogo és tu!

  16. bla bla bla..

    ou usando as palavras de quem escreve melhor que eu:

    E O DANTAS TEVE CLÁQUE! E O DANTAS TEVE PALMAS! E O DANTAS AGRADECEU!

    O DANTAS É UM CIGANÃO!

    NÃO É PRECISO IR P’RÓ ROCIO P’RA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!

    NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P’RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO DANTAS! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAES, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO’AS MODAS, CO’AS POLÍTICAS E CO’AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO E USAR CÔCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER DANTAS!

    ps. sejam honestos a vos mesmos, pelo menos intelectualmente. e’ um exercicio engracado, trocar a militancia pelo pensar. boa sorte

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: