nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Foi lançado hoje a nova versão do IBM Data Studio Developer.

Desde que entrei no DB2 Students Group na condição de embaixador tive o privilégio de aprender e mexer com algumas soluções da IBM. Entre o rol de coisas que me agradaram (não vamos falar de coisas tristes, como o IBM_DB adapter para Ruby que na altura estava bastante desactualizado) foram a possibilidade de usar alojar xml nativamente na base de dados. O pureXML com suporte para XQuery foi algo que usei durante o semestre passado em projectos como o Open Source Online Testing System. O facto da LeFevre ter implementado o Mondrian no DB2 também é um ponto a favor para qualquer maluquinho da segurança dos dados. E todos tiveram a oportunidade de ver que implementei o Mondrian no ultimo semestre no âmbito da unidade curricular de criptografia e segurança de sistemas informáticos.

O Data Studio Developer é uma ferramenta para developers que usam DB2. Entre as novidades da nova versão está o suporte para PureQuery e o facto de usar o mesmo tipo de tecnologia de persistencia que a usada no Project Zero. Continuam interessados? Então podem sacar aqui.

Comments on: "IBM Data Studio Developer 1.2 Official Release" (1)

  1. Estou querendo usar o IBM Data Studio, mas não instala. Diz que não tenho direitos administrativos, mesmo eu sendo um administrador. Você pode ajudar-me? Estou querendo conhecer esse “tal” de IBM Data Studio.

Leave a Reply

