nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Novo e intrigante email que recebi hoje:

Chegou a concorrência ao maisgasolina e, ao que parece, tem pernas para andar. Um dos autores é Tiago Ribeiro, que foi recentemente premiado pela microsoft (buuh) com o premio great minds, great efforts, e é também o mentor do project e-sharing. Para já deixo-vos o email que recebi.

Olá!

A thirdlabs, em parceria com a InnovationPoint S.A., gostaria de convidar a comunidade académica a participar no seu novo comparador de combustíveis gasmappers.com, que acaba de lançar no mercado nacional. Trata-se de um portal comunitário, de adesão livre e com uma interface intuitiva que permite saber quais os postos mais económicos para abastecerem o vosso carro, de acordo com vários critérios e condições de geolocalização.

Este convite (…), sendo a equipa composta por um aluno do 3º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica da Univ. do Minho (Rui Marinho), por um ex-aluno de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto (Sérgio Castro) e ainda por um aluno do Mestrado em Engenharia Informática da Univ. do Minho (Tiago Ribeiro).

Esperamos que desfrutem do site e que contribuam sempre que possível. Estamos abertos a sugestões e comentários, quer via Google groups, quer por email para info@gasmappers.com.

Comments on: "Nova startup promete arrasar com o maisgasolina" (15)

  1. Joao Proença said:

    Hum … parece interessante. Tem la features brutais. o mais gasolina é fracote … eheheheh

    Vou ajudar em leiria!

  2. Parece-me que está bem feito.. Contudo, penso que seria mais vantajoso escolherem um nome mais claro para a maioria das pessoas.

    Como é que os meus pais vão decorar este URL?

    Abraços

  3. Sergio A. said:

    Tem o seu potencial, talvez mais a nível internacional.
    Ainda prefiro o maisgasolina pela simplicidade e rapidez de consulta.
    Mas isto é bom… guerra aos preços!
    Venham mais!

  4. Isso é mesmo uma cópia do email? Se sim, who the f$%# cares se são alunos disto ou daquilo, com ou sem mestrado? O respeito (e mercado) ganha-se pela qualidade do projecto, o percurso académico pouco importa. Mas lá está, se não incluíssem essa informação se calhar a comunidade académica não lhes ligava pevide. E assim vão as glórias do mundo…

  5. Carlos P. said:

    Para chegar aos calcanhares do maisgasolina tem que comer muita sopa. Se para ter uma grande mente basta copiar o trabalho dos outros então estamos mal da vida.

  6. Hum,

    Isto é cópia exacta do “maisgasolina” , ok, interface diferente (melhor ou pior não sei), mais ou menos features, mas porra, copiar é que nao!

    Porque não se juntam ambas as equipas e criam algo melhor?

    No fim da roda estar criada só interessa na melhoria.

    Come on portuguese minds!

  7. Alberto said:

    gosto mais do gasmappers. mais rápido de consultar. a cena é estar registado porque da para escolher um sitio “default”. depois é só abrir a pagina e ja aparece logo os postos todos

  8. Carlos e Vítor copia do maisgasolina? Mas acham que o mais gasolina é uma coisa patenteada e criada por quem fez o site?

    Por amor de deus é um conceito evidente que existe em muitos outros países. Se fizeres um site com um mapa com apartamentos para venda (ou arrendar) também estas a inovar? O conceito já existe a muiiiito tempo. Simplesmente as coisas novas aparecem e apenas as ideias mais solidas, pensadas e maturas sobrevivem.

  9. cpinto, eu censurei parte do email. Mas sim, para o efeito que foi enviado era relevante :)

  10. …daqui a nada, toda a gente tem ideias “sólidas” e cria uma nova cena só porque é inovação, mas pronto, não quero discutir isso.

    O pior irá existir SEMPRE onde a informação está actualizada e desactualizada em todos os sites para o efeito.

    já estão a ver o pesadelo pos users!

    Então para não criar desconfianças entre eles, uma coisa que seja/seria preciso, para vocês (maisgasolina, gasmappers e outros) seria criar uma base de dados partilhada por vocês (preços e locais actualizados) e depois é como o nunjob diz, cada um inove como quiser e como pode.

    Fica a ideia no ar.

    Boa sorte para ambos

  11. Parece uma boa ideia vitor. Criar um webservice comum para disponibilizar informação das actualizações dos postos para que todos os sites tivessem a informação mais recente disponivel. Um simples script a correr em cima do rss faz maravilhas :P

  12. Chamaram-me a atenção a este post através do formulário de contacto do Mais Gasolina.

    A concorrência é sempre boa, quanto mais não seja para me obrigar a ter novas ideias ou para eles próprios introduzirem novas ideias e funcionalidades que possam ser interessantes para o consumidor, portanto venham eles! ;)

    Agora, algo que quero transparecer para quem não conhece o projecto, o Mais Gasolina não é apenas mais um mashup do Google Maps, desses existem à paulada pela net fora. Na realidade o trabalho de programação é uma pequena gota nos bastidores do projecto.

    Existe recolha no terreno de dados diáriamente, seja recolha de preços, seja confirmação da localização de alguns postos ou até a procura e adição de novos postos pelas estradas principais de Portugal, aliás numa reportagem da RTP tentei focar esse aspecto.

    Também diáriamente vários revendedores fazem a actualização dos preços dos postos pelos quais são responsáveis.

    É verdade que existem vários utilizadores a colaborar activamente mas a maioria quer apenas aceder aos postos devidamente actualizados.

    Mas isto só vai funcionar assim até ao final deste ano, depois muda muita coisa. ;)

    Os Gasmappers por enquanto não trás nada de novo, mas espero que num futuro próximo esteja enganado e que coloquem funcionalidades que não estejam já disponíveis no Mais Gasolina.

  13. Sem querer dar a minha opinião sobre a qualidade dos dois sites (que a tenho, mas é irrelevante para o caso), sempre quero dizer que ‘à portuguesa’, a ‘luta’ que deveria ser entre uns milhões de portugueses e uma centena de distribuidores de gasolina, passou a ser uma luta entre dois sites.
    Bonito …
    Essa luta só vai descredibilizar os dois e …
    Lucram as gasolineiras.

  14. Este é um comentário a a mim mesmo.

    Acabei de fazer o que critico nos outros, i.e. discutir irrelevâncias e por isso me penitencio. O essencial é que todos nós colaboremos em qualquer (ou nos dois) sites. Sem isso, nenhum dos dois sobreviverá.
    Cada um, (alguns, nem isso fazem), tiram proveito da informação disponibilizada, mas registarem-se e actualizar preço, (‘o tanas … nepias … zip).

    Os outros que o façam por mim.

    Apesar do avanço tecnológico, nós os ‘portugas’ continuamos com o defeitos herdados do passado.

    Quando algo estava mal, ia-se para o café ou barbeiro refilar, mas agir (isso é que era doce).

    E, agora, com dezenas ou centenas de milhares de internautas, escritores de blogs e de comentários, não ha sequer meia dúzia de pessoas (p.ex. na cidade do Porto,) que actualizem regularmente os preços.

    Parece incrível, mas é verdade, e acreditem que tenho dados a provar o que digo.

    Ou há um problema de comunicação dos proprios sites (nomeadamente do maisgasolina, por ser mais antigo), ou os portuguêses são mesmo muito ….

  15. António Rodrigues said:

    A última actualização do GasMappers foi feita à 6 meses atrás. Afinal acho que foram arrasados!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: