nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

O mestrado em que estou é composto por duas unidades de especialização. Penso que foi feito assim para permitir as pessoas especializarem-se podendo trabalhar ao mesmo tempo, já que em regime part-time podem frequentar uma UCE durante um dia por semana (e pagar metade da propina) enquanto trabalham em outros cinco dias.

A ousadia e modelo idealizado por alguns dos directores de departamento (e conselho cientifico) merece, na minha opinião, um forte apoio por parte dos alunos. Não foram em pantominisses de mestrados integrados que dão direito a licenciaturas da treta, remodelaram a licenciatura a sério e pensaram num plano de mestrado a altura. Poucos foram os que foram tão longe e é por isto que a Universidade do Minho acaba sempre por ter bons cursos. Tomam-se boas decisões na altura de remodelar, sem ser a reboque de decisões duvidosas baseadas em premissas obscuras (pe: despedimentos, o não aumento das propinas, etc)

Para mim o problema das decisões foi… Apenas as que eu tomei.

Na altura tive uma discussão com um amigo meu (Olá Diogo) sobre se se deveria ou não escolher a área de especialização tendo como critério principal a qualidade dos docentes. Eu defendi que seria um absurdo escolher não pela área que gostamos mas apenas porque os professores são mais competentes (organizados, cientificamente capazes, actualizados, etc). O Diogo sempre defendeu o contrario, que seria impossível ter um mestrado a altura sem aproveitar o melhor que o departamento tem para oferecer em termos de docentes.

Hoje penso que estava errado.

Dia após dia faço trabalhos que não considero dignos de serem englobados no mestrado, não existe um planeamento cuidado das aulas, não existe uma aprendizagem vocacionada para criar investigadores. Tudo o que sei sobre artigos científicos, ou teses aprendido dentro da Universidade foi na especialização que partilho com o Diogo, que tem um corpo docente muito bom. Na outra são trabalhinhos, ferramentas, brincadeiras, tpcs. Dá a ideia que se pode faltar um semestre inteiro e aparecer na altura do exame e tirar a mesma nota (ou melhor) que se tivéssemos frequentado as aulas. Os docentes dizem aos alunos que o mestrado não tem saídas profissionais (o que é mentira, eu vou ter estágio na área) , não estabelecem a calendarização das aulas (nem sequer dos exames), tratam mal os alunos, até chegam ao cumulo da desgraça de referir alunos por terem uma ou outra deficiência e achar isso “incrível”. Existem pessoas sem escrúpulos capazes de abusar da sua posição de poder para passar a mensagem que estão ao vosso nível (talvez queiram mostrar que são superiores, mas eu não tenho respeito por pessoas assim. Desprezo-as). Acreditem passaram-se coisas comigo que eu considero inacreditáveis. Docentes que tiveram atitudes de tal forma graves, e em frente a outros docentes, mas que passaram completamente impunes. Eu também assim o permiti porque muito sinceramente a minha vida é outra e não me dei ao trabalho de me chatear. Mas pergunto-me, como podem os outros olhar para o lado e fingir que nada se passou? Claro que tudo isto é sempre injusto para alguns docentes que são competentes mas sem grande culpa ficam associados a tudo isto. Mas já dizia o outro “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”

Ainda nem falei da sobrecarga de trabalhos que são dadas em outras especializações mas resumindo cabe tudo nisto: Se estão a considerar entrar no mestrado em informática na Universidade do Minho tem aqui um incentivo. Mas informem-se sobre quais as especializações que são de facto algo de relevante. E informem-se sobre os docentes. E tomem boas decisões. Não que acredite que vos vá mudar o rumo profissional mas, pelo menos, tenho a certeza que vão passar um ano bem mais agradável e dar o vosso dinheiro por melhor gasto.

Está aqui o meu email e estou sempre disponível para esclarecimentos :) Vou voltar aos trabalhinhos patéticos que faço para o mestrado. Sinto que estou a desaprender quando o faço, e sinto uma tristeza e vergonha semelhante a que teria se trabalhasse na Microsoft (pessoal isto foi uma piada) :P

Leave a Reply

