nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

PORQUE????

Não consigo compreender porque é que o governo continua a gastar dinheiro em soluções proprietárias que nem sequer separam o ambiente de development do ambiente de deployment.

Para fazer um formulário é preciso usar ASP? Não podiam ter usado LAMP ou Ruby on Rails? E acima de tudo não o podiam ter feito isto _direito_ ?

Comments on: "PORQUE????" (10)

  1. Caro Nuno,

    A Microsoft é de repente a culpada da fome no mundo. É sempre interessante ver que qualquer coisa que acontece com tecnologia, produtos ou iniciativas Microsoft, pode sempre ser visto por uma perspectiva deturpada e pessimista.

    Isto é um erro aplicacional. Além disso, em tecnologia considerada “legacy”. Algo que tanto acontece em ASP, como podia acontecer em Java ou PHP, ou “whatever”.

    Um dia destes a Microsoft é também culpada do maxlength da input com o id=”url” deste site ser 50, e eu não poder colocar o url completo do meu blog.

    cpmts

  2. Caro Hugo,

    Estás enganado, isto não acontece em todas as linguagens. Em rails não acontece, por exemplo. Neste caso apareceria um 501, e não o erro e a linha de código que está errada. Isso é para developer ver.

    Legacy.. E o SQL server que fica por trás. É legacy?

    Das duas uma ou andas muito enganado e não tens noção da relação governo português/microsoft e dos lucros que isso dá aos dois (só perde quem paga impostos) ou então estás a fazer-te de inocente. Existem soluções opensource que fazem o mesmo, MELHOR!

    Quanto a microsoft ser responsável pelo maxlenght da input id ser 50. É provável. Vou investigar. Ok estou a pegar contigo :P

    Abraço e boa semana.

  3. Porque raio culpar a linguagem em vez de culpar o programador? Uso maioritariamente linguagens opensource(php e java) mas também detesto fundamentalismos…

    PS-claro, o ruby tinha sempre que vir… Essa linguagem com a sintaxe mais idiota que vi… muito mais confusa que a sitaxe “C-Like” que é usada por linguagens a sério…

  4. O problema aqui não é ser asp, é a aplicação estar mal feita :P
    Seja qual for a linguagem, há sempre gente pronta a fazer borrada.

  5. em LAMP aconteceria exactamente a mesma coisa: a mensagem de erro e a linha onde esta acontece.

  6. Nuno,

    Antes de mais, confundir opensource com grátis, não me parece correcto, até por respeito aos postos de trabalho de quem vive do opensource. Como na sua analogia comparou “lucros” com alternativas opensource, depreendo uma analogia opensource=grátis, e estou certo que por momentos se deve ter enganado. Se é tecnologia Microsoft ou de outro vendor qualquer, ou eventualmente comunitário, nada tem a ver com o real custo do projecto. Garantidamente podíamos falar muito sobre este tema. No entanto, não me parece que seja esse o tópico.

    Por outro lado, comparar tecnologias como o Ruby on Rails (penso que é a isso que se deve referir) com ASP, é quase como comparar o avião do Gago Coutinho com um 747, uma vez que ambos surgiram em alturas diferentes, separados por alguns aninhos de distância. Não é justo, nem minimamente comparável.

    Mais uma vez, como mencionado, o mesmo tipo de erro podia acontecer em tecnologias comparáveis na altura, como por exemplo PHP, e indevidamente mal configurado (que é o caso que menciona), em qualquer tecnologia actual.

    Como já o mencionei, trata-se de um erro aplicacional. Infelizmente, a equipa responsável pelo projecto em causa (que desconheço por completo), não teve alguns cuidados que são bem documentados. Aliás, como provavelmente será do seu desconhecimento, as versões actuais de IIS também retornariam por omissão um http code 501, que pode ser customizado da forma documentada em http://support.microsoft.com/kb/834452.

    Já agora, será natural que existam soluções opensource que façam “o mesmo, ou melhor”. Assim como há outras alternativas Microsoft que fazem melhor do que algumas soluções opensource, e com o mesmo (ou até menor) custo, como o caso do .Net.

    Mais uma vez, o meu comentário tem apenas a intenção de o alertar que este tipo de “generalizações” e “teorias de conspiração”, não são minimamente saudáveis, nem construtivas. Aliás, se me permite o comentário, nem úteis para a visibilidade e credibilidade do seu blog.

    Espero que não depreenda que estou a querer iniciar algum tipo de discussão religiosa ou ideológica, porque será de longe a minha intenção. Garantidamente faria o mesmo comentário se estivéssemos a falar de qualquer outra tecnologia ou fabricante.

    cpmts

  7. Vá pessoal rendo-me as evidencias!

    Estava fazer fitas porque me irritou não me puder candidatar ao estágio :P

    Sim a culpa é do programador. Mas porque é que isto acontece tanta vez com tecnologias microsoft? :P

    De qualquer forma o objectivo deste blog é eu puder exprimir livremente o que me apetece. Embora concorde que mais depressa isto é um rant no twitter que um post do blog :)

    Bem haja a todos e tenham uma boa semana.

    Eu cá não tenho tido uns dias muito bons, devido a alguns burros que andam a gozar com o meu trabalho.

  8. Nuno,

    sem querer “bater mais no ceguinho”, mas a resposta a:

    “Mas porque é que isto acontece tanta vez com tecnologias microsoft? :P

    é o facto de serem sem dúvida as mais usadas. :P

    Por último, deixo-lhe uma reflexão que pode passar aos seus colegas que “gozam com o seu trabalho”: “Só fala de nós, quem está atrás de nós.”

    o resto de uma boa semana.
    cpmts

  9. @teste podes-te identificar. Eu gosto que as pessoas me tomem de desafio ;) E fica feio ver um nome “teste” nos comentários. Dá um ar “beta” a coisa :P

    Já agora cada um sabe de si, eu cá não sou grande fã das linguagens c like. Não o sou desde primeira vez que vi Haskell. O Ruby não é tão bonito como o Haskell, mas tem a sua elegância e é mais fácil de usar que este. E aproveito para dizer que tanto uma linguagem como a outra são dificeis de entender. Especialmente para quem nunca viu nada para além do imperativo, como deve ser o teu caso.

    Como eu digo sempre:
    “Patas no ar pessoal”

    Sleep :X

  10. […] viram andava aborrecido com o facto de não me conseguir candidatar ao programa. Bem parece que o problema está […]

Leave a Reply

