nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

As coisas em Portugal costumam demorar a chegar ao ponto que estão nos states. Basta ver que a maioria das propostas que vejo por cá são em Visual Basic (hein?). De qualquer forma convido-os a ver estes gráficos a tirarem as vossas próprias ilações:

Ruby, Java ou C#?

Ruby on Rails, PHP ou ASP.NET?

Será que alguma vez as empresas de portugal iram estar um passo a frente em vez de vinte passos atrás? Não me parece mas, uma pessoa pode sempre sonhar!

Comments on: "Crescimento do emprego em Ruby" (11)

  1. :-D

    Quando o Ruby se tornar tão mainstream como o VB, aí sim, irá entrar em Portugal. Até lá, a resposta comum, mesmo de programadores, é: “Ruby, Rails? O que é isso?”.

    Portugal vai sempre atrás, nunca à frente.

  2. É hilariante no mínimo.
    Estás a falar de *crescimento*, vê a legenda dos gráfico. Uma coisa que não existia há uns anos, é OBVIO que gere esses gráficos, são taxas de crescimento. Se passares de 1 para 2 cresces 100%.

    Mostra os gráficos absolutos (clica no link ao lado de relativo) que mostram o número de ofertas efectivas. Isso é que eu queria ver. Até atrás de Perl fica.

  3. Mas tu acreditas mesmo que antes de tu notares que esses gráficos eram relativos eu não tinha notado?

    Fui eu que os criei, não é hilariante?

    É obvio é que o rails tem dois anos, e tem sofrido um crescimento exponencial. Outras linguagens já tem anos demais e já deram o que tinham a dar.

    Estava a tentar abrir os olhos dos ceguinhos pras novas tecnologias, e a vontade que devemos ter de aproveitar o melhor de cada coisa. Já agora vou começar a ter aulas de PERL daqui a 1 mes, será isto assim tãooo mau?

    Olha mais gráficos:
    http://www.google.com/trends?q=ruby+on+rails%2C+php%2C+asp.net
    http://www.google.com/trends?q=ruby%2C+c%23%2C+java&ctab=0

    Tu les as informações como queres. eu vejo o ruby a subir, o rails a subir, o php e o java a descer, e a microsoft a manter a sua cota de mercado. INFELIZMENTE.

  4. Este graficos tem pouco ou nenhum valor, pois estas a comparar o crescimento relativo de uma nova linguagem com linguagens ja bem estabelecidas no mercado e que porventura ja atingiram uma quota de mercado estavel. E’ obvio que as linguagens novas tem crescimentos relativos muito maiores. Tambem nao percebi muito bem a conclusao em relacao em Portugal. Sera que o grafico e’ assim tao diferente para Portugal? Pelo que sei ha algumas empresas a usar RoR, comparado com perto de zero ha dois anos, deve gerar uns graficos iguais aos que mostraste.

  5. Bulshit.

    O ruby pode estar a subir exponencialmente, mas ainda está a milhas de distancia das outras linguagens mainstream, e irá deixar de subir desta forma daqui a pouco tempo quando a fase de “wow” passar (a.k.a. yet another bubble) e as pessoas começarem a ver o que aquilo é realmente. E ai irá continuar a crescer, mas muito mais moderadamente.

    Eu acho que Ruby tem as suas potencialidades e que é excelente no seu nicho de mercado, mas estes gráficos são o mais puro gozo e falta de respeito com os teus leitores. Não havia nexexidade.

  6. O Ruby não é uma linguagem nova. É sim uma linguagem que começou a ser vista fora do Japão apenas quando se criou o RoR. Já agora o Ruby nasceu em 1995.

    Mas estes gráficos mostram, quer queiram quer não, o crescimento que o Ruby tem tido nos states. Agora quem está aqui a dizer o óbvio, pessoal eu também tive muitas aulas de matemática. Suficientes para perceber sozinho o que estão a dizer.

    O que este post é é um convite esse site, assim como o google trends, e analisar as diferenças entre o que se faz na SV, aqui e noutros paises pode ser bastante interessante. Nos states o basic já tem menos job offers que o c# por exemplo. A subida do Ruby tem sido continuada sendo algo a acompanhar. Também é giro ver como se tem portado o Erlang que, devido a sua natureza funcional, a partida não teria muito hipótese como linguagem mainstream.

    Podem aproveitar para comparar, por exemplo, motores de bases de dados e outras linguagens.

    Agora dizer que as trends não interessam. Eu discordo. Se de repente uma IBM ou Microsoft adquire o Ruby mudamos todos de posição. Sem sequer falar da aproximação clara da Sun ao Ruby que decidiu suportar ruby no seu IDE para java, Netbeans

  7. @vitor: Sim o gráfico é brutalmente diferente em portugal:

    http://www.google.com/trends?q=ruby%2C+java%2C+c%23%2C+visual+basic
    http://www.google.com/trends?q=ruby+on+rails%2C+php%2C+asp.net&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

    Mas isto não é um emprego. Isto porque o IT jobs não fornece estatísticas… Também o ITjobs é uma brincadeira de recreio, acho que ninguém leva aquilo a sério

  8. Deixa-me ser o mais claro possível em relação às tuas referências ao ITJobs…

    O ITJobs não tem que fornecer estatísticas! Sabes de algum site de emprego em Portugal que te as dê ? Se quiseres estatísticas pedias e eu davas-te e ainda te ias rir mais das tuas “trends”.

    Segundo, ninguém leva o ITJobs a sério ? A PT, a Indra, a Critical, a Segula, a Novabase, a Alert, a Rumos, a Noesis, a Hays… etc, etc, etc dicordam de ti mensalmente. E isso é que interessa. É o mercado real e não gráficos de bullshit e trends que tu resvolves inventar.

  9. Editei o teu comentário. Se quiseres meto o que omiti, mas acho que ir para o campo do insulto é normalmente sinal de fraqueza.

    Continuo a achar o itjobs débil, quem és tu para achar que a tua opinião é mais valida que a minha? Até te dou a resposta, ninguém.

    Portanto fica na tua, eu tenho a minha opinião e este é o meu blog. Sou mais que livre de a dizer, sim? Senhor Socrates obrigado.

  10. fabianosoriani said:

    Não se importe se os demais se sentem ameaçados por tudo que é novo Nunojob, gostei muito dos grágicos, e concordo com o que foi dito que é claro, se antes havia 1 emprego = 100%, noutro mês 2 empregos = 200%.
    Porém, ignorantes são os que não sabem interpretar gráficos, isto é, ruby vem crescendo constantemente (não é uma anomalia BOOM), é lógico que ainda não é main stream, mas PHP também não surgiu da noite p/ o dia.

    Sinceramente sugiro que você se defenda mais de ataques bobos, afinal cada um acredita no que quer, se estes querem ser cegos quanto a qualquer coisa que não seu Santo JAVA de cada dia, que seja.

    No Thends o que há de mais interessante é que ruby possuiu a maior proporção na california Vale do Silício !

  11. Fabiano e’ uma questao de se vale a pena..

    Achas que vale a pena estar a discutir? Cada pessoa tem a sua opiniao e eu respeito a dos outros apesar de acreditar na minha.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: