nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

As voltas com os estudos

Acho que já se notou que não andava muito feliz com o mestrado. Como se costuma dizer, quem está mal que se mude. Foi o que fiz.

Troquei a unidade curricular de especialização de Análise e Concepção de Software pela de Criptografia e Segurança de Sistemas de Informação.

Primeiro aula (para mim claro) andamos as voltas com o JBoss. A conclusão que cheguei foi que no meio de tantos xmls de configuração qualquer um se perde e mais vale usar o Apache Tomcat! Será que não aprendem com o Ruby on Rails? Convention Over Configuration! :P Não gostei muito da forma como se criam estes webservices. O facto de termos que andar com ficheiros de configuração para trás e para frente (cliente/servidor), sermos quase obrigados a programar em Java. Era bem mais fixe se estes webservices servissem xml como respostas a pedidos, por exemplo, e que depois fossem enclapsulados numa classe de forma a responder para cada linguagem de programação. Não que perceba nada disto, ainda estou muito verdinho.

De qualquer forma fica um pedido. Se alguém conhecer um bom guia para iniciantes em JBoss diga qualquer coisa. A gerência agradece!

Comments on: "As voltas com os estudos" (1)

  1. Bom dia Nuno, de facto o JBoss é um bicho de 7 cabeças. Está a melhorar neste momento mas sofre de um que se chama documentação.

    Também eu tive (tenho) de lidar com ele diáriamente, tendo já iniciado essa minha fase do trabalho (profissional) à mais de um ano.

    De facto são configuração sobre configurações e pior ainda, configurações escondidas! Nada melhor do que perder um dia inteiro à procura de uma definição que se encontrava dentro de um xml colocado em um JAR…

    Mas adiante, de forma a poder auxiliar-te, especialmente na parte dos WebServices, tens um excelente guia e uma excelente ferramenta em http://www.soapui.org.

    Dependendo do que irás fazer, recomendo vivamente o protocolo JAX-WS (vai-te habituando às 1001 siglas), apesar de se aprender muito com o mais antigo JAX-RPC (se adoras XML vais te perder com este….).

    Boa sorte para o projecto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: