nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Bye bye Hotmail!

Hoje estive a ajudar a minha prima a configurar o seu gmail para gerir as outras contas de email que ela usa.

Para quem não sabe o gmail permite receber emails de contas IMAP e POP3. Ou seja, muito basicamente podem usar o vosso gmail como se fosse um cliente de email normal (ex: Thunderbird, Outlook). Deste modo conseguem centralizar todas as contas de email que têm num só sitio.

O problema surge quando ela me perguntou se “não dava para por o hotmail“. Como seria de esperar, não. Ou melhor, não directamente. Apenas é possível se recorrermos a serviços externos para o fazer. Serviços esses que são pagos. Serviços que não deviam sequer existir.

Mas existem, e existem porque a Microsoft assim o quis. Optaram por desenvolver uma plataforma de email que não se pode aceder de outra forma que não pelo site deles. Não o fizeram por descuido, claro, fizeram porque é a estratégia da empresa. Para a Microsoft nunca existem regras nem standards, existem sempre interesses. Os deles.

A destruição é o modelo de negocio.

Eu sou jovem. Talvez por isso ainda acredite na criação como modelo de negocio.

Hotmail Account Deleted

Por estas razões optei por apagar as minhas contas hotmail. Sei que a Google não é assim tão diferente da Microsoft, basta ver que não incluiram o Facebook no OpenSocial, mas ao menos quiser ver o meu gmail noutro sitio posso.

Basta querer.

Comments on: "Bye bye Hotmail!" (11)

  1. É possível aceder às contas do Hotmail por vários programas, incluindo o outlook express e outros através de plugins, como o Mail.app da OSX, basta procura por eles…

  2. Não afirmei que não era :P Eu sei que é.

    Mas que diferença faz isso para mim?

  3. Não percebo a confusão!? Um serviço de mail custa dinheiro a manter no ar. São estratégias de mercado!!

    Em contra partida o mesmo serviço associa contas do live, alerta no msn, facilitando a vida a pessoas que pouco ou nada sabem.

    Eu uso gmail e não uso pop. A meu ver é um extra que oferecem, para o qual, de momento, não vejo utilidade.

  4. Não foi o Google que não incluiu o Facebook no OpenSocial, é o Facebook que tem de implementar a API no site deles para que passe a suportar o OpenSocial. É diametralmente diferente.

  5. Tiago não é a Microsoft que cobra pelo hotmail.

    Serviços como o Izzmail, que permitem sacar como pop3 as contas hotmail, é que são a pagar.

    É desses serviços que estava a falar.

  6. Se ela tiver o cliente Outlook pode aceder à sua conta de 5Gb no Hotmail, utilizando o Outlook connector:

    http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=7AAD7E6A-931E-438A-950C-5E9EA66322D4&displaylang=en

    Tem também o Windows Live mail:

    http://get.live.com/en-us/betas/maildesktop_betas

  7. Publicidade a Microsoft no meu blog :P Oh Vítor :P

  8. Eu uso uma versão mais antiga deste programa freeware (agora já não é bem freeware..)

    http://www.e-eeasy.com/gmailforhotmail.aspx

    Executo o programa, ele faz forward de todos os novos mails da conta Hotmail p outra qualquer conta à minha escolha, neste caso o GMail..
    Além de que dá pra adicionar mais contas e outras funcionalidades..

    Cumps.

  9. Nuno,

    Não o entendas como publicidade, na realidade não precisam que eu a faça, mas como um comentário informativo. Assim já podes responder à tua prima com propriedade… ;o)

  10. Paulo Moura said:

    “O problema surge quando ela me perguntou se “não dava para por o hotmail“. Como seria de esperar, não. Ou melhor, não directamente. Apenas é possível se recorrermos a serviços externos para o fazer. Serviços esses que são pagos. Serviços que não deviam sequer existir.”

    Os métodos para colocar a receber o email do hotmail no thunderbird, outlook express ou mail.app não são pagos, são gratuitos, como o ar!!!

    “Não afirmei que não era :P Eu sei que é.

    Mas que diferença faz isso para mim?”

    Que diferença faz para si?!?!? Se fosse uma situação profissional, seria mais profissional ainda… somente ;)

Leave a Reply

