nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Model-Driven Architecture

A arquitectura baseada em modelos parte da premissa que as equipas de desenvolvimento iram usar técnicas sofisticadas e exaustivas para criar os seus modelos. Apenas dessa forma se pode esperar transformar automaticamente esses mesmos modelos em soluções especificas de plataforma.

Apesar de, em perspectiva, tais expectativas serem muito promissoras falta-lhes algum ajustamento aquilo que é actualmente a realidade no desenvolvimento de aplicações.
A nova geração de programadores mostra-se mais ágil e adaptada as realidades emergentes desta industria. Neste âmbito não é espectável que estes tenham a tarefa exaustiva de especificar o modelo para que se possa gerar um PSM.

Mesmo que o fosse, a natureza volátil da informática ensina-nos que nada deve ser tomado como certo e que existe o risco da MDA não ser praticável a esse ponto. A própria história corrobora esta hipótese. Na memoria estão ainda outras abordagens promissoras, como o CASE, que nunca chegaram a atingir os seus objectivos.

Não estou a dizer que este modelo não é útil, ou sequer que vai ter o mesmo destino que o CASE. Mas é difícil encarar o desenvolvimento baseado em modelos noutra perspectiva que não a de rascunho. Vamos elaborar extensos blueprints com a especificação completa da nossa solução, sem saber se depois vamos poder actualmente fazer uso deles? Seria uma perda de tempo, sem resultados práticos nenhuns.

A primeira vitória já a OMG conseguiu. É actualmente inconcebível desenvolver um sistema de software complexo moderno sem se recorrer ao uso de modelos.

Agora quanto ao futuro, só o futuro dirá! :P

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: