nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Telemoveis Ajudam Idosos

cp2-sleeping.jpgJá sei que a está horinha já devia andar na terra dos mémés mas aqui o bichinho anda com alguns problemas e estou a dar-lhe um defragzito. Chamemos-lhe um pequeno miminho.. :)
Caso se perguntem que caralho é esta foto aqui ao lado, trata-se de um individuo (provavelmente sobre praxe, ou todo janado) que se deitou na relva a beira do prometeu a apanhar sol. Não sei porque mas achei que esta imagem iria acompanhar bem este texto.

Leram o Correio do Minho ontem? Tinha uma noticia sobre como se tinham dado telemóveis a 170 idosos de Braga. Perguntei-me porque. Será que se avizinham eleições? Provavelmente.. Será que alguém têm interesse nestes negócios com dinheiros públicos? Duhh.. Mas quis ler qual a razão que se dava aos contribuintes para tal oferta tão generosa mas ao mesmo tempo estranha. A noticia intitulava-se:

Telemóveis ajudam idosos

roflcats.jpgAjudam a fazer o que? Pronto eu compreendo, como tem pouco tempo de vida não vão morrer por exposição a radiação. Mas considerar isso uma ajuda, epá, isso já é abusar que se farta. Estou mesmo a imaginar a Dona Florinda a tentar mudar o canal com o telemóvel.. Realmente dá jeito.. Agora a sério, ajudam os idosos a fazer o que? Resposta: Exactamente o mesmo que as outras pessoas logo, não faz sentido nenhum andarem a dar telemóveis só porque, vá… É giro..

Fugindo um bocado ao assunto aqui ao lado temos um desenho dedicado ao site ROFLCATS que o tretas tanto adora ver quando estamos a ter aula de Engenharia de Linguagens. A arte é responsabilidade minha e do Mik, mostrando toda a inspiração que o XML nos passa.

Continuando. Quis ler o que tinham os intervenientes a dizer sobre o assunto, nomeadamente quem deu os telemóveis. Eis uma citação tirada directamente do jornal acima citado.

Uma das funções que estes telemóveis permitem realizar, é a possibilidade de contactar rapidamente os serviços de saude.

books.jpgEra também referido que o custo das chamadas era suportado pelo governo civil – Claaaaaroo.. Iam pagar vocês não? – e que vinham equipados com a fantástica funcionalidade de quando se carrega tecla 3 – DEF – é efectuada uma chamada para o centro de saude. 112 XAU AI, que venha o DEF. E já agora ligar para o centro de saude? Aposto que metade desses 170 VIVE no centro de saude. Vão ligar para dizer o que? Só se for pra pedir panquecas. Enfim. Não, eu não odeio os velinhos. Mas andam a gozar com a nossa cara porque, dar telemóveis? Isto nem para a Microsoft faz sentido.. Ok, para a Microsoft faria sentido, tudo o que implica gato por lebre é, no entender deles, espectacular. Que se lixe. Por fim fica uma foto do ultimo livro que li (UML qualquer cena) e dos que tenho para ler. E também a prova que a cama nunca está feita.

Se tivéssemos a cama em programação OO a cama teria um método chamado Cama.FazerCama. Infelizmente o que se passa é Nuno.FazerCama, o que é uma merda. Vou por aqui uma citação do UML Distilled sobre este assunto. Neste livro chamam CentralizedControl ao Nuno.FazerCama e DistributedControl a cama fazer-se a ela mesma (fixe!)

Both styles have their strengths and weeknesses. Most people, particularly those new to objects, are more used to centralized control.

Claro, não fazer a cama é uma grande vantagem! Agora a sério. Se são novatos em OO como podem estar habituados a uma noção que faz parte deste paradigma? Martin, Martin..

In many ways, it’s simpler, as all the processing is in one place.

Realmente professor, este livro é genial. Centralized, in one place? Ninguém diria. Mais simples? Naaah.. Achas mesmo?

With distribuited control, in contrast, you have the sensation of chasing arround the objects, trying to find the program.

Isto parece ser óptimo realmente. Nem vou discutir os pontos de vista que este senhor vai apresentar em seguida já que concordo inteiramente com eles – até agora estive só a gastar tempo pro defrag acabar, eheh – mas acho gritante que as provas cientificas na nossa área sejam tão reduzidas; e que sejam quase sempre juízos de valor (aquilo que parece evidente) a fazer com que uma teoria seja considerada mais certa que outra. Depois acontecem bugs como o do ano 2k.

Deviamos aprender com outras ciências que existe uma necessidade de provar aquilo que fazemos, não apenas dizer coisas (e bem) e não fazer os testes que corroborem a nossa hipótese. Até nos nos enganamos pessoal!

Despite this, objects bigots like me strongly prefer distributed control. One of the main goals of good design is to localize the effects of change. Data and behavior that accesses that data often change together. So putting the data aand the behavior that uses it together in one place is the first rule of OO design.

Ou seja, qual é a conclusão disto tudo? Deus não sabia programar.

Se quiser aprender pode falar com o senhor Martin Fowler.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: