nunojob:~ dscape/08$ echo The Black Sheep

Já andava a procura disto à algum tempo.

Afinal eu não podia ser o único maluco a dizer que não era normal ser impossível comprar um portátil sem Microsoft Windows. Um maluco francês também concorda comigo e levou a ACER a tribunal por não lhe terem permitido comprar o PC sem sistema operativo. Adivinhem lá quem ganhou o caso? Não só o portátil lhe ficou por menos de metade do preço original, como ainda teve direito a uma indemnização.

Eu cá acho que devia-se apresentar uma petição ao parlamento sobre este assunto. Infelizmente, com os políticos que temos, parece pouco provável que algo surgisse de tal acção. Isto apesar de já haver um relatório do Globalization Institute que recomenda à comissão europeia a venda separada do portátil / sistema operativo.

O monopólio do Windows impõe um custo extra virtualmente a todos os negócios da União Europeia, já que os preços desceriam se existisse um ambiente de maior concorrência.

Era giro que algo tipo 10.000 Portugueses apresentassem uma queixa contra as marcas de portáteis, pedindo indemnizações. Assim poupava-se 5 anos de burocracias para estabelecer na lei algo que é evidente:

Um portátil é hardware, não é Microsoft Windows + Nero + Junk Software.

Comments on: "Monopólio Windows nos portáteis" (3)

  1. Chamar a política para este assunto é um pouco maluco da tua parte….

    Afinal, parece que existem dois malucos! É possível comprar portáteis sem sistema operativo windows, e até lhe instalam o linux de borla.

    Essa marca pertence à cadeia de lojas de informática Inforlandia, de Aveiro.

    Veja no site deles e confira :(

  2. Quando digo que é impossível não quero dizer que ninguém consegue comprar um portátil sem SO mas sim que se fores a FNAC (ou qualquer outra loja) e o pedires não te vendem sem sistema operativo e te descontam o dinheiro.

    Já agora achas que isto não deve ser legislado? Então porque? Não percebo mas agradecia que explicasses.

  3. Em vez de dizer que é impossível comprar um portátil sem windows devias era ter dito que é impossível comprar o modelo de portátil que queremos sem windows. Se queremos um portátil sem windows temos que escolher um modelo/marca em particular…

    Da mesma forma que a microsoft foi penalizada por monopólio ao incluir o internet explorer e o windows media player no windows, também o devia ser ao incluir o windows no hardware que compramos. Este caso ainda é pior porque estamos a pagar o windows, enquanto os outros programas são gratuitos.

    A comissão europeia parece-me aberta a alterações nesse sentido, vamos a ver no que dá.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: